Hora de atualizar essa lista e trazer as melhores leituras de cada mês no segundo semestre de 2022. Vem ver, tá demais!
Confira nessa lista de livros a seleção de melhores leituras do segundo semestre de 2022.
Esse ano tem sido muito especial para as minhas leituras. Além de ser o ano em que mais consegui me dedicar à leitura, também foi o que mais li livros incríveis.
Creio que com o tempo afinamos nossos gostos literários e por consequência acertamos mais nas escolhas. Contudo, houveram muitas surpresas boas esse ano também! Livros que talvez eu não os tivesse escolhido, mas que chegaram até mim e eu fiquei muito grata por isso.
Confira então o melhor livro que li em cada mês, do segundo semestre de 2022. Em breve resenha deles aqui no Raízes, acompanhe!
E a lista das melhores leituras do primeiro semestre de 2022 está aqui.
Bora pra lista:
Melhor leitura de Julho - Sapiens, de Yuval Noah Harari
Já tenho esse livro há bastante tempo e esse ano, finalmente consegui priorizar essa leitura. E foi maravilhosa! Conteúdo interessante e envolvente, com uma escrita leve e bem-humorada. Apesar de conter fatos históricos e científicos, o texto de Yuval é acessível e envolvente, fazendo a leitura das quase 500 páginas correr fluida.
Melhor leitura de Agosto - Como Ler Literatura, Terry Eagleton
Sempre tive interesse pelo estudo de literatura e crítica literária – não por acaso criei o Raízes – e esse ano pude me dedicar a alguns estudos nessa área também.
Nessa obra, Terry Eagleton dá dicas sobre como interpretar textos literários, buscando sempre evoluir nossa compreensão e análise dos textos. Apesar de teórico, o texto é bastante leve e acessível, para qualquer um que se interesse pelo tema.
Melhor leitura de Setembro - A Utilidade do Inútil, Nuccio Ordine
Fiz essa leitura como pesquisa para outro texto e acabei gostando bastante. Inclusive tem uma crítica literária aqui no Raízes, em que uso ele como uma das referências.
O texto aborda nossa busca por utilidade em toda e qualquer atividade que realizamos, inclusive no consumo de literatura, pesquisa, música e arte. Nos retirando a oportunidade de apenas nos deixarmos levar por nossa livre curiosidade. Vale demais a reflexão, pois ela direciona para um olhar interno sobre excesso de produtividade e a falta que ócio faz.
Melhor leitura de Outubro - Era Uma Vez em Hollywood, de Quentin Tarantino
Eu já havia assistido ao filme e gostado bastante. Quis ler o livro por pura curiosidade, já que se trata da primeira obra do Quentin Tarantino e logicamente pela inversão da situação que vem destacada na capa: "O novo livro baseado no filme".
O enredo é basicamente o mesmo apresentado no filme, com algumas situações diferentes e outras mais aprofundadas. Gostei bastante dessa experiência de leitura, já conhecendo os personagens e o texto é como as obras cinematográficas do diretor: repleta de diálogos extensos, interessantes e sarcásticos.
Melhor leitura de Novembro - A Outra Garota Negra, de Zakiya Dalila Harris
Esse livro foi uma das surpresas desse ano! Gostei demais do enredo, que conta a história de uma jovem negra que finalmente consegue um emprego numa editora bem importante. O livro vai abordar questões de racismo, colorismo, relações de trabalho, identidade e autoconfiança, com um toque de suspense.
Melhor leitura de Dezembro - Aurora - O Despertar da Mulher Exausta, de Marcela Ceribelli
Esse é o livro que gostaria de dar de presente para várias e várias pessoas. A obra reúne reflexões sobre autoestima, relacionamentos, autoconfiança e desenvolvimento pessoal. Temas bastante abordados no podcast da escritora, o Bom dia, Obvious, mas que no livro se somam a relatos pessoais e bastante corajosos da própria Marcela.
Uma escrita amigável e afetuosa, recheada de trocas e ensinamentos que mais parece uma longa conversa.
E por aí, como foram as leituras do segundo semestre?
Compartilhe nos comentários suas preferidas e vamos trocar indicações :)
Obrigada por ler! 🤓
Espero que tenha gostado e se inspirado a ler os livros.
📨 Se quiser acompanhar as novidades do blog, se inscreva em nossa newsletter, é grátis.
🔗 Se quiser compartilhar esse texto com amigos, use os botões abaixo e leve-o para sua rede social preferida.
Nos vemos no próximo texto 🥰
Comments